Casa Eliseu Voronkoff recebe o Festival Villas de Teatro de Bonecos em outubro


Organização do evento convoca companhias para inscrição de espetáculos. As apresentações terão transmissão online e transmitido direto do espaço.


A Casa Eliseu Voronkoff recebe em outubro de 2021 a quarta edição do Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas). Realizado desde 2014 em bairros da capital e na Região Metropolitana de Curitiba, o evento está com inscrições abertas até o dia 6 de setembro para companhias interessadas em realizar apresentações. O festival será realizado entre os dias 3 e 12 de outubro.


O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia).


Seleção de espetáculos


Poderão participar do processo seletivo pessoas jurídicas, com CNPJ que tenha como atividade a produção teatral. É necessário preencher um formulário eletrônico, disponível neste link. Junto com o preenchimento das informações no formulário devem ser anexados os seguintes itens: link do espetáculo na íntegra; três fotos de alta resolução do espetáculo; breve texto em que se justifique a relação do espetáculo com a sustentabilidade; e comprovante do Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ), emitido recentemente.


Cada proponente poderá inscrever mais de um espetáculo. Para isso, é necessário realizar mais de uma inscrição no link do formulário. As propostas serão analisadas pela curadoria do evento entre os dias 7 e 12 de setembro. O resultado estará disponível no blog do festival e na página oficial do Facebook no dia 13 de setembro. As companhias selecionadas também serão comunicadas por e-mail sobre a seleção.


Outras informações sobre o FestVillas estão disponíveis no edital de convocação de espetáculos, neste link.


O evento


O FestVillas foi criado em 2014 por um grupo de bonequeiros da cena curitibana: Cia Artifícios Teatrais, Beto Hinça Teatro de Marionetes, Cia Caçuarte, Cia Miiller Teatro de Bonecos, Cia 7Art e Trágica Cia de Arte, com objetivo de levar o Teatro de Formas Animadas para os bairros e cidades da Região Metropolitana de Curitiba, “Desde o início entendemos a necessidade de descentralizar a cena bonequeira e possibilitar o acesso para diferentes públicos com formação de novas plateias”, comenta a produtora executiva Jacques Beauvoir. Todas as edições do FestVillas aconteceram em espaços independentes, as duas primeiras no Villa Hauer Cultural e a terceira na Casa Eliseu Voronkoff.


Neste ano os espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube, por causa da pandemia de COVID-19. A Casa Eliseu Voronkoff vai receber a organização do evento e as companhias selecionadas no dia da encenação de cada espetáculo. Ao todo, 14 apresentações serão realizadas, com duração máxima de 30 minutos cada. Os espetáculos selecionados poderão fazer uma ou mais apresentações, conforme acordo entre a companhia e a organização do evento.


Nesta edição, o FestVillas terá como tema "A construção de um mundo sustentável". Além de fomentar e difundir o teatro de bonecos, a intenção, segundo Ana Paula Frazão, coordenadora do evento, “é promover um espaço de reflexão entre artistas e público sobre o desenvolvimento sustentável”. Após as apresentações, as companhias selecionadas participarão de um bate-papo com o público pelo chat das redes sociais.



Serviço


Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas)

Seleção de espetáculos

Período: 24 de agosto a 6 de setembro de 2021

Inscrições: https://forms.gle/4EzHwLXHi6Qdkfr5A

Edital do festival: https://bit.ly/3zgYxdX


Assessoria de imprensa: Rodrigo Batista

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo