Férias e leituras...

As férias chegaram e nem sempre temos condições de viajar. Aí é claro, são tantas coisas para por em ordem, coisas que vamos deixando de fazer durante o ano e temos que organizar, para que o ano novo flua mais leve. Mas depois de tudo arrumado, o que nos resta? Eu sugiro a leitura de um bom livro. E não estou dizendo bom, no sentido de clássico, ou best-seller, mas de bom para você. Que deixe você bem, que te inspire, te traga sentimentos bons, que acrescente. Eu sei que nem sempre pegamos um livro e levamos a sorte de ser aquilo tudo que gostaríamos, mas isso não nos impede de trocar a leitura, sim! Abandonar o livro no começo, ou na metade não é um problema. O mercado literário é vasto e tem livros para todos os gostos. Eu sugiro ainda a leitura de vários livros. Poesia, contos e crónicas, acompanhados de uma boa prosa literária podem tornar as suas férias emocionantes e muito produtivas, tudo isso sem sair de casa. Além de conhecer lugares que você nunca iria, ou talvez nunca irá, você conhece pessoas, as mais diversas personalidades e tipos físicos, os divertidos, os problemáticos, cada um do seu jeito e que faz com que você, com sua leitura prévia do mundo e da vida, interaja com eles, aumentando assim a sua empatia e o respeito pelo outro. E olha que isso não é uma coisa fácil, mas é possível através da leitura.

E um lugar maravilhoso, onde podemos encontrar as mais diversas histórias é a biblioteca pública de sua cidade. Ali, sem pagar nada, há um vasto acervo cheio de coisas boas, boas para você, te esperando. Aqui mesmo, na nossa Casa Eliseu Voronkoff, você encontra dois tipos de biblioteca. Uma que fica na rua, para que qualquer pessoa possa acessar à qualquer horário e outra, do lado de dentro. Aí você pode entrar, conhecer a casa, bater um papinho e levar um bom amigo com você.


Experimente. A leitura é o lazer e o prazer mais democrático que existe!


Se estiver meio perdido, sem saber o que ler, vou indicar alguns títulos:


- Nunca houve um castelo - Martha Batalha

- O clube do filme - David Gilmour

- O azarão - Markus Zusak

- O sorriso das mulheres - Nicolas Barreau

- O olho mais azul - Toni Morrison

- As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta

- Dias e dias - Ana Miranda

- Passado perfeito - Leonardo Padura

- A garota do lago - Charlie Donlea

E para fechar, um livro que tem muito a ver com férias e que além de divertido é um convite à escrita, o livro Duas Viagens, do grande amigo e também colaborador da Casa, Jhonny Castro.


Muitos desses títulos foram lidos por nós, durante o ano, no projeto Café com Prosa, o que é uma excelente indicação para você, que tem como meta, ler mais em 2020 e estão disponíveis para empréstimo , É só vir com a gente. Nosso primeiro encontro do ano será dia 10 de fevereiro, 19 horas, na Casa Eliseu Voronkoff.


15 visualizações

(41) 3031-5355

Rua Julieta Vidal Ozório, 413 - Centro, Araucária - PR, 83702-060, Brazil 
CNPJ 29.801.135/0001-38
F D D Pesquisa e Produção Artística Ltda

©2019 by Casa Eliseu Voronkoff.