top of page

O MUSEU TINGÜI-CUERA, EM ARAUCÁRIA, RECEBE ESPETÁCULO DE TEATRO





O Museu Tingüi-Cuera, em Araucária, abriga nos dias 03 e 04 de maio, 19h, as apresentações do espetáculo O Medo Que Ela Sentia Enquanto Você Não Vinha (ou Por Que Você Nunca Veio?), do Núcleo de Pesquisa Teatral da Casa Eliseu Voronkoff, parte da programação do projeto Circulação Mediada, que tem como principal objetivo que a população da cidade se aproprie e faça valer seu direito ao acesso à cultura.


O projeto conta com a ações de mediação que estão acontecendo em colégios estaduais do município. Num primeiro momento a equipe da Casa Eliseu Voronkoff vai até as instituições de ensino, onde desenvolve com os participantes, ações de medição sobre a linguagem, nesse caso Teatro Contemporâneo, e também sobre os conteúdos do espetáculo.





O Medo Que Ela Sentia Enquanto Você Não Vinha (ou Por Que Você Nunca Veio?), fala sobre solidão, medo, fome, exploração de mão de obra e as relações mediadas pelas telas. Todos os recursos cênicos são provenientes dos celulares dos atores. São os aparelhos que servem como equipamentos de som e luz, também compondo uma cenografia móvel e viva.


A apresentação do dia 03 de maio, será exclusiva para alunos e alunas do Colégio Estadual Profª Helena Wysocki. A do dia 04 de maio, será aberta ao público, e contará com tradução em LIBRAS.


A Casa Eliseu Voronkoff contou com assessoria de um consultor para acessibilidade, que vem orientando os profissionais do centro cultural em como tornar os conteúdos acessíveis para pessoas com deficiência visual. Jonas Taborda, enfatiza que a primeira coisa a ser feita é perguntar se a pessoa com deficiência precisa e quer ajuda, sendo a resposta positiva, deve-se perguntar como ela gostaria de ser ajudada. Para suprir a falta de audiodescrição, que acontece por questões orçamentárias, o projeto Circulação Mediada está disponibilizando no site da Casa Eliseu a descrição do espetáculo cena a cena, para aqueles que conseguem acessar o leitor pelo celular. Para quem não consegue, a descrição será disponibilizada em Braille, cuja a impressão foi realizada CMAEE-AV (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - Área Visual), por intermédio da professora Marcia Godinho.


O projeto Circulação Mediada conta com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo


Serviço:


04 de maio, 19h – Museu Tingüi-Cuera – Rua Ceará, 65 – Cachoeira – Araucária


Informações: 41 99850 6246 (Whatsapp Casa Eliseu Voronkoff)


Entrada gratuita




Fotos: Carlos Poly



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DESCRIÇÃO DE APOIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Espetáculo O Medo Que Ela Sentia Enquanto Você Não Vinha (ou Por Que Você Nunca Veio?), do Núcleo de Pesquisa Teatral da Casa Eliseu Voronkoff. Ao final da apresentação atores e atrizes realização sua

Matrículas Quase Abertas

Nosso site vem enfrentando alguns problemas. O principal deles é não entendermos nada de sites haha. Mas estou aqui escrevendo no blog, numa tentativa de subir o novo regulamento dos nossos cursos de

Comments


bottom of page