A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária está promovendo algumas oficinas para capacitar agentes culturais na participação dos editais da Lei Aldir Blanc;
Foto: Carlos Poly
ATENÇÃO agente cultural que vai participar dos editais da Lei Aldir Blanc, que serão realizados com recursos do Governo Federal!
De 12 a 16 de agosto estaremos promovendo algumas oficinas de capacitação que podem ajudar a melhorar o seu projeto.
Nos dias 12 e 13 acontecerá a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pela agente cultural Ana Paula Frazão. A oficina abordará a escrita e a formatação de projetos para editais, para leis de incentivo e de projetos comerciais, para patrocinadores. As Leis de Incentivo em vigor, legislação pertinente e modalidades de acesso. A utilização de plataformas como a do Governo do Estado (SISPROFICE) e do Governo Federal (SALIC), e o preenchimento de planilhas orçamentárias.
A segunda oficina será nos dias 14 e 15, e será voltada para um assunto importantíssimo, que todos deveríamos conhecer melhor: a acessibilidade. Serão abordadas formas de aplicar medidas de acessibilidade e democratização do acesso que sejam de fato eficientes e cumpram seu objetivo, levando seu projeto cultural para todos os públicos.
Essa oficina será ministrada pelas profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Araucária, e acontecerá em duas partes. No dia 14, haverá uma fala geral com Jessica Novôa, diretora do Departamento de Educação Especial, sobre formas de acessibilidade. No segundo dia, as falas serão mais específicas voltadas para variados tipos de deficiência. As ministrantes serão Mariana Marcia Langner, do CMAEE TGD; Raquel Silvana Mica Padilha, diretora do CMAEE visual; Emiliane Maria Wojcik Selenki; diretora do CMAEE Joelma do Rocio Túlio; e Ivelir Neiverth, diretora do CMAEE surdez.
Lembrando que é obrigatória a previsão de acessibilidade em todos os projetos da Lei Aldir Blanc.
Na sexta-feira, dia 16, acontecerá a última oficina da semana, que será sobre Gestão Orçamentária, voltada para o bom uso dos recursos no projeto cultural, que é bom lembrar, se trata de dinheiro público. Essa oficina será realizada em parceria com o SEBRAE.
Todas as oficinas acontecerão no auditório do Museu Tingüi-Cuera, no Parque Cachoeira, com início às 19h. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever no link: https://forms.gle/SnD5KRQi1SpZF4A48, escolhendo em qual delas deseja participar. É possível participar em mais de uma, e não é obrigatória a participação em todas as oficinas.
Comentários