RODA DE CONVERSA SOBRE ORÇAMENTO DA CULTURA
- Casa Eliseu Voronkoff
- 12 de jun.
- 2 min de leitura

No próximo domingo, 15 de junho, das 15h às 18h, acontecerá no Centro Cultural Casa Eliseu Voronkoff uma Roda de Conversa sobre Orçamento da Cultura em Araucária. O município que destina 0,3% de seu orçamento anual para a cultura e o turismo, realizará no próximo dia 28 de junho sua Conferência Municipal de Cultura, onde serão aprovadas metas para o Plano de Cultura, para os próximos 10 anos, e é por isso que Ana Paula Frazão, Agente Territorial de Cultura, junto a outras instituições que compõem a Política Nacional dos Comitês de Cultura estão propondo essa discussão.
Segundo Ana Paula: “o momento é propício, pois é possível estabelecer uma meta escalonável, de crescimento gradual, dentro do Plano Municipal de Cultura, que após a aprovação em Conferência, segue para virar Lei e orientar as políticas públicas de cultura na cidade. ”
Como a discussão sobre orçamento público não é muito fácil para quem não está familiarizado, o Contador da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, André Mattos, subsidiará a conversa. André é ainda Bacharel em Ciências Contábeis – UFPR, Especialista em Gestão de Negócios - PUC-PR, Pedagogo com Habilitação em Matemática – UTFPR e Professor de Matemática.
O evento é uma ação estruturada que faz parte do curso ao qual estão vinculados os Agentes Territoriais de Cultura, política criada pelo Ministério da Cultura, para que o Governo Federal possa se fazer presente nas mais variadas regiões do país. A Política Nacional dos Comitês de Cultura é formada por Comitês Estaduais e Agentes Territoriais de Cultura, também em parceria com os Institutos Federais. Os objetivos do programa são a articulação, mobilização, mapeamento, formação e comunicação.
Participarão do evento em Araucária no domingo integrantes do Comitê de Cultura do Paraná, Jeff Araújo, professor do IFPR e coordenador do curso dos Agentes Territoriais no Estado, representantes do SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões e ainda o Escritório Regional do MINC. E foram convidados os vereadores e os secretários de Cultura e Turismo, Planejamento e Finanças do município.
Ana Paula destaca que “apesar de haver uma certa resistência de algumas pessoas quando se fala em aumentar o orçamento da cultura, essa é a única forma de termos mais bibliotecas, mais teatros e cursos em todos os bairros da cidade. Além de capacitar pessoas para a vida, a arte e a cultura geram renda e emprego, tendo hoje uma contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) maior que a da Industria Farmacêutica. ”
O evento contará com intervenções artísticas de Michele Cas (Dança Cigana), Peri (Graffiti) e Folk You (Música), e um café com produtos da Pausa pro Bolo.
Serviço: 15 de junho, das 15h às 18h, na Casa Eliseu Voronkoff – Rua Julieta Vidal Ozório, 413 Centro Araucária. Informações: 41 99850 6246
Comments