top of page

A Trilogia das Cores

Liberdade, igualdade e fraternidade são as três palavras que representaram os ideais da Revolução Francesa. Ainda hoje, mais de 200 anos depois, Liberté, Égalité et Fraternité é o lema oficial da França, representado em sua bandeira de três cores.


A Trilogia das Cores

Em meados dos anos 1990, o polonês Krzysztof Kieslowski produziu uma das maiores trilogias da história do cinema inspirado por essas três palavras: a Trilogia das Cores. O acervo do Cineclube Gengibirra na Casa Eliseu Voronkoff está todo disponível para empréstimos, e conta com essa trilogia maravilhosa.

São três filmes excelentes, contando três diferentes histórias, cada um permeado pela sua palavra chave e associado a uma das cores da bandeira francesa. A Liberdade é Azul. A Igualdade é Branca. A Fraternidade é Vermelha.

Bleu

Esses títulos em português deixam a temática de cada filme um pouco clara demais. O nome original é apenas a cor, pois dessa forma a liberdade, a igualdade e a fraternidade são tratadas com muita sutileza em seus respectivos filmes, não só no assunto como também nas cores da fotografia, do figurino e do cenário.


No Azul, o primeiro a ser lançado, em 1993, seguindo a ordem das cores na bandeira da França, Julie (Juliette Binoche) é uma mulher que perde o marido e a filha em um acidente. A liberdade é o objeto que conduz diversos momentos da história, como a busca de Julie por se desprender de seu passado.

Blanc

O Branco, lançado no começo de 1994, é centrado no casal Karol (Zbigniew Zamachowski) e Dominique (Julie Delpy). Ele é polonês e ela francesa, se casam e logo se divorciam, fazendo dele um imigrante vivendo como mendigo na capital francesa.

O Vermelho saiu no final de 1994, e fala da fraternidade. Valentine (Irène Jacob) sai em busca do dono da cachorrinha que ela acaba de atropelar, em uma história sobre os relacionamentos entre os seres humanos.

Rouge

No momento, a Casa Eliseu Voronkoff está fechada, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Mas assim que as coisas se normalizarem (e temos certeza que tudo vai passar e vamos sobreviver!), dê um pulinho lá na Casa e faça um breve cadastro para emprestar essa trilogia incrível. Os DVD’s estão ainda fechados no plástico, são novinhos e imploram para serem assistidos.

756 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page