top of page

Existe Cinema no Mundo Inteiro

É inegável que estamos vivendo um momento conturbado. O mundo enfrenta um inimigo invisível altamente agressivo e contagioso (no Brasil, além do vírus sofremos com uma ameba altamente estúpida no Planalto Central). É momento de respeitar a quarentena e o distanciamento social.


Soldados presos na terra de ninguém

O mundo todo adota medidas para se livrar dessa ameça, contornando até mesmo conflitos históricos, como a notícia de judeus, cristão e muçulmanos rezando juntos em Jerusalém.

Hoje, vamos falar um pouquinho do cinema ao redor desse mundo imenso, de diferentes nações com culturas tão distintas, que parecem nesse momento tão próximas. Já é um objetivo antigo do Cineclube Gengibirra realizar um ciclo todo só de cinema pelo mundo, com obras dos mais diversos países. Assim que as coisas começarem a voltar ao normal, devemos iniciar esse novo ciclo.

Pelo Malo

O acervo do Cineclube Gengibirra está todo disponível para empréstimo, assim que a Casa Eliseu Voronkoff puder voltar a atender, dê um pulinho lá e leve para assistir algum dos filmes de nada menos do que QUARENTA E OITO diferentes países, muitos apresentando aspectos bastante particulares de suas culturas.

Da Bósnia Herzegóvina, temos Terra de Ninguém, um filme que retrata um episódio da infame Guerra da Iugoslávia, com um soldado bósnio e um sérvio presos juntos em uma trincheira, na terra de ninguém.

Longe dali, na Venezuela, se passa a história de Pelo Malo, um filme sensível no qual um garotinho enfrenta os dilemas de sua idade por ter um "cabelo ruim".

Duas vovós chamadas Lola

Do outro lado do mundo, Lola conta a história de duas avós no arquipélago das Filipinas. É um filme que mostra a dura realidade social e econômica daquele país asiático.

A Tunísia está em nossas prateleiras em Assim que Abro os Meus Olhos, no qual a diretora Leyla Bouzid conta a história de uma jovem cantora vivendo às vésperas da revolução em seu país que desencadeou a chamada Primavera Árabe.

Cantando pela liberdade

Poderia escrever mais 11 textos como esse, falando sobre outros países representados em nossas prateleiras. Para não nos alongarmos muito, ficam esses quatro como exemplos. Fique de olho em nossa página no facebook e em nossa coluna aqui no blog da Casa Eliseu Voronkoff. Em breve exibiremos esses e muitos outros grandes filmes de cinemas espalhados pelo mundo!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page